Junta-de-Cabeçote
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Junta de Cabeçote

A junta de cabeçote peça que tem a função de unir o bloco do motor (parte inferior) com o cabeçote (parte superior). As juntas de cabeçotes tradicionais são fabricadas de papelão hidráulico, antigamente conhecidas como junta de amianto, essa especificação de produto é geralmente utilizada em veículos da frota nacional em que o motor do veículo não possui tanta pressão interna de trabalho.

As juntas metálicas multicamada ou juntas de metal surgiram após a renovação da frota e ao melhoramento energético dos veículos novos. Uma vez que nestes novos motores que trabalham com uma pressão interna maior, as juntas de papelão hidráulico não atenderiam as evoluções tecnológicas dos motores para serem utilizadas.

O papel fundamental da junta de cabeçote não é apenas unir a parte inferior e superior do motor, mas sim de fazer a vedação de todos os gases quentes durante o funcionamento do motor, bem como a circulação correta do óleo lubrificante e do líquido de arrefecimento em suas respectivas galerias de circulação.

A junta ainda tem o papel de manter os cilindros do motor separados para evitar contaminações que possam comprometer o funcionamento adequado do motor.

Vale lembrar que a junta do cabeçote nos dois modelos já citados acima são fabricadas para durarem toda a vida útil do motor até sua primeira retífica, porém isso nem sempre acontece na prática pois existem vários componentes que trabalham em conjunto e que podem diminuir a vida útil da junta.

Bomba D’água: Tem o papel de fazer a água desmineralizada e ou líquido de arrefecimento circular no motor e ajudar no resfriamento, seu mau funcionamento pode superaquecer o motor e queimar a junta do cabeçote.

Mangueiras de água: Com o tempo e o calor constante do motor podem ressecar e ocasionar vazamentos que também levará ao superaquecimento do motor.

Radiador: Sua função é refrigerar a água que sai quente do motor. Um eventual vazamento por corrosão ou furo acidental poderá superaquecer o veículo.

Correia da Bomba d’água: Em casos de veículos em que a bomba d’água é tocada por correia o rompimento da mesma pode levar também o carro a ferver.

Válvula termostática: tem o papel de reter e liberar a circulação da água no motor. Periodicamente precisa ser substituída para que não trave, pois quando há o travamento a água ou aditivo que está no radiador pronta para circular nas galerias de arrefecimento do motor não é liberada fazendo com que o carro superaqueça.

Torna-se ainda importante utilizar na proporção correta a água desmineralizada e o líquido de arrefecimento, fazendo sua substituição periodicamente para que não cause corrosões internas em selos e galerias.

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