Bomba-de-Combustível
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Bomba de Combustível

Fundamentais nos veículos as bombas de combustível são responsáveis por transferir o combustível do tanque até o sistema de injeção ou o carburador, possibilitando a atividade de funcionamento do motor.

Veículos convencionais costumam ter uma bomba de combustível, e modelos de alta potência por sua vez como carros de competição, que podem ter mais unidades.

Existem duas bombas de combustível que são comercializadas em grande escala: a mecânica e a elétrica, que embora a função seja a mesma, as bombas de combustível podem funcionar de forma diferente, dependendo do modelo do veículo.

Bomba mecânica

As bombas de combustível geralmente estão presentes em veículos mais antigos, que utilizam carburador ou bomba injetora mecânica. As bombas de combustível são robustas e dificilmente geram algum tipo de problema.

Quando o motor do veículo é acionado (uma espécie de alavanca) ativa um diafragma ou um par de engrenagens dentro da bomba, gerando uma sucção. Esse movimento faz com que o combustível entre por uma válvula, e impede que ele retorne ao tanque, saindo assim por outra válvula que é conectada ao sistema de alimentação.

A bomba de combustível funciona apenas quando o motor do veículo está em movimento e sua performance está relacionada à rotação, quanto maior mais capacidade de gerar mais sucção.

Bomba elétrica

Com funcionamento bem semelhante a bomba mecânica, a bomba elétrica é não necessita do giro do motor para ser ativada e bombear o combustível do tanque. Na bomba elétrica quem faz este movimento é um pequeno motor elétrico integrado ao componente.

E qual a principal vantagem da bomba elétrica? Elas conseguem manter um fluxo mais constante de combustível indo ao motor, mesmo em rotações mais baixas. Outra vantagem é que o controle é mais fácil, possibilitando assim análises para melhorar a performance.

A bomba elétrica está relacionada à injeção eletrônica e vamos explicar o porquê. Com a utilização das bombas elétricas, a pressão do combustível é mais alta, o que necessita um perfeito funcionamento da injeção eletrônica, para que a performance seja sempre eficaz.