Balancim
Balancim

Balancim

O balancim é uma essencial para funcionamento do motor. Ele é responsável pela transmissão do movimento do eixo de comando em direção às válvulas de admissão e válvulas de escape do motor, todo este processo ocorre através do contato direto dessas peças com os tuchos e de acordo com a movimentação do eixo.

O Balancim possui duas extremidades, uma têm contato direto com o tucho e a outra fica acoplada às válvulas de admissão e de escape. Assim, ao ser acionado pelo ressalto do eixo de comando, o balancim abaixa um de seus lados, permitindo que a válvula seja aberta de modo a deixar entrar a mistura de ar e combustível na câmara de combustão.

Existem dois tipos diferentes de balancim do mercado: os mais tradicionais e os balancins roletados.

O Balancim roteado possui nova tecnologia que aplicada a alguns motores possibilita a transmissão sincronizada entre os movimentos junto ao eixo de comando, tuchos hidráulicos e válvulas, usando o efeito rolamento (rolete) entre balancim do motor e cames do comando. Esse movimento tem como finalidade a perda do atrito e aumento no desempenho. Através de uma tecnologia avançada no processo de microfusão com liga especial e aos tratamentos térmicos rigorosamente controlados que o balancim roletado recebe, resultando em um aço especial temperado e retificado.

Para que o balancim funcione sempre de maneira diferente um dos pontos mais importantes é verificar sempre qualquer obstrução no orifício de lubrificação localizado nesta peça!